Resolvendo Problemas no Sistema de Arquivos do Windows XP

Semana passada aconteceu algo inusitado comigo e que acredito já deve ter acontecido com muitos de vocês. Estava diante do meu computador, escrevendo, completamente absorto em meus pensamentos, quando de repente fiz um movimento abrupto na cadeira o que fez com que eu metesse meu pé direito no estabilizador e desligasse tudo. Minha primeira reação foi botar a mão na cabeça e lamentar profundamente o que fiz. Passada a raiva, utilizei novamente o meu pé direito, agora com o intuito consciente de ligar o estabilizador e meu micro. Tal foi a minha surpresa quando durante a carga do sistema operacional que utilizo em minha máquina, o Windows XP, surgiu uma tela azul esquisita com a seguinte mensagem de erro: STOP 0x000000ED UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME. O sistema de arquivos do meu Windows XP havia sido corrompido e eu estava impossibilitado de usar meu computador.

Neste tutorial falaremos sobre o funcionamento e como resolver problemas no sistema de arquivos do Windows XP.

FAT32 vs. NTFS

O Windows XP suporta dois tipos de sistemas de arquivos: FAT32 e NTFS. O sistema FAT32 foi introduzido com o Windows 95 OSR 2, enquanto que o NTFS é o sistema nativo do Windows NT, Windows 2000/2003 e Windows XP. O sistema FAT32 utiliza uma tabela de alocação de arquivos (FAT) para armazenar a utilização de cada cluster em um disco. No sistema FAT32 os arquivos são armazenados em clusters (conjunto de setores) e existe um registro na tabela de alocação de quais clusters estão sendo utilizados por cada arquivo no disco. Cada entrada na tabela de alocação aponta para o próximo cluster que representa o arquivo (caso o arquivo ocupe mais de um cluster). Por exemplo, imagine que um arquivo chamado Sistema.txt esteja armazenado no disco nos clusters 10, 11, 12, 13, 14 e 15. O primeiro cluster de um arquivo no sistema FAT fica armazenado em uma estrutura chamada diretório. Os demais clusters ficam armazenados na tabela de alocação. Assim, o diretório aponta “10” como cluster inicial. Na tabela de alocação, a posição 10 apontará para o próximo cluster da cadeia que representa o arquivo, que nosso exemplo é o cluster 11. A posição 11 apontará o valor 12 e assim sucessivamente. O último cluster de uma seqüência que representa um arquivo tem um indicador especial, chamado EOF (End Of File, Fim de Arquivo). Resumindo, no sistema FAT32, se um arquivo é armazenado em mais de um cluster, então cada cluster em que o arquivo estiver armazenado contém um ponteiro para o próximo cluster da cadeia.

Assim como no sistema FAT32, o NTFS também utiliza uma tabela – chamada de MFT Tabela Mestre de Arquivos (Master File Table) - para registrar a utilização de cada cluster em um disco. Esta tabela contém muito mais informações sobre os arquivos do que a tabela FAT, que armazena apenas quais clusters compõem o arquivo.

O sistema NFTS possui características que não estão presentes no sistema FAT32 e que torna esse sistema ideal para aplicações que exigem maior controle e segurança, como é o caso de servidores de rede. Essas características incluem:

  • Encriptação de arquivos
  • Cotas de disco
  • Montagem de volume
  • Compactação de dados
  • Registro de transação

O sistema NFTS é muito mais seguro e estável do que o sistema FAT32 graças à forma com que foi desenvolvido e graças a um recurso chamado Registro de Transação. Cada partição NTFS mantém um registro de transação de todas mudanças efetuadas no disco. Este registro é utilizado para recuperação do sistema em caso de problemas no disco.

O sistema FAT32 não possui registro de transação. Caso ocorra algum problema no disco (por exemplo, o computador ser desligado antes de completar uma ação de gravação) não haverá nenhum registro da última configuração válida do sistema, o que pode ainda resultar em um problema chamado de cadeias interligadas, que é quando dois ou mais arquivos possuem, erroneamente, a mesma cadeia de clusters na FAT. Por essas razões, o sistema FAT32 é muito mais suscetível a problemas do que o sistema NTFS.

Resolvendo o Problema

No caso do meu fatídico episódio, onde tive o sistema de arquivos do meu computador corrompido, eu estava o usando o Windows XP instalado em uma partição FAT32.

Você pode resolver problemas no sistema de arquivos do Windows XP utilizando o programa CHKDSK que vem com o próprio Windows XP. Para isso, utilize os seguintes passos:

  • Dê boot no computador pelo drive de CD-ROM com o CD de instalação do Windows XP.
  • Quando a tela Bem-vindo ao Programa de Instalação aparecer, pressione a tecla R para selecionar a opção de reparo.
  • Digite a senha de administrador (caso a partição seja NTFS) e pressione Enter.
  • No prompt de comando digite chkdsk /r e pressione Enter. Este comando localizará setores danificados e tentará recuperar dados.
  • Em seguida digite novamente o comando chkdsk agora com opção /p (chkdsk /p). Este comando verificará o estado da mídia do disco.
  • Por fim, digite o comando fixboot para corrigir problemas na tabela de partição.
  • Digite exit para reiniciar o computador.

Foi utilizando os passos descritos acima que resolvi o problema no sistema de arquivos do meu computador. Você também pode utilizar o utilitário Norton Disk Doctor do pacote Noton Utilities para solucionar problemas no seu disco rígido.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários