Tutorial Avançado de CSS: Especificidade

image

Se você tem duas (ou mais) regras CSS conflitantes que se aplicam ao mesmo elemento, existem algumas regras básicas que o navegador segue para determinar qual é a mais específica e por isso a vencedora.

Isso pode não parecer importante, e na maioria dos casos você não vai encontrar conflito algum, mas à medida que seus arquivos CSS se tornam maiores e mais complexos, ou você passa a lidar com um número maior de arquivos, aumentam as chances de conflitos aparecerem.

Se os seletores são os mesmos o último sempre tem prioridade. Por exemplo, se você tem:

p { color: red; }
p { color: blue; }

Elementos p seriam coloridos de azul porque é a regra que vem por último.

De qualquer forma, você geralmente não vai ter seletores idênticos com declarações conflitantes (porque não faz muito sentido). Conflitos sempre aparecem, no entanto, quando você tem seletores aninhados. No exemplo seguinte:

div p { color: red; }
p { color: blue; }

Pode parecer que um elemento p dentro de uma div vai ser colorida de azul, já que a regra de colorir elementos p de azul vem por último, mas na verdade ele vai ser colorido de vermelho devido a especificade do primeiro seletor. Basicamente, quanto mais específico for um seletor maior prioridade ele vai ter quando aparecerem estilos conflitantes.

A especifidade real de um grupo de seletores aninhados precisa de alguns cálculos. Basicamente, você atribui a cada seletor de id (“#qualquercoisa”) um valor de 100, a cada seletor de classe (“.qualquercoisa”) um valor de 10 e a cada seletor HTML (“qualquercoisa”) um valor de 1. Aí você soma tudo e que rápido!, você tem o valor da especificidade.

  • p tem especifidade de 1 (1 seletor HTML)
  • div p tem especifidade de 2 (2 seletores HTML; 1+1)
  • .tree tem especifidade de 10 (1 seletor de classe)
  • div p.tree tem especifidade de 12 (2 seletores HTML e um seletor de classe; 1+1+10)
  • #obaoba tem especifidade de 100 (1 seletor de id)
  • body #content .alternative p tem especifidade de 112 (seletor HTML, seletor de id, seletor de classe, seletor HTML; 1+100+10+1)

Então de todos os exemplos usados, div p.tree (com especificidade de 10) venceria div p (com especificidade de 2) e body #content .alternative p venceria de todos eles, independente da ordem.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários