Tutorial Avançado de CSS: Pseudo Elementos

image

Pseudo elementos se ligam a seletores do mesmo jeito das pseudo classes, na forma seletor:pseudoelemento { propriedade: valor; }. Existem quatro pseudo elementos.

Primeira Letra e Primeira Linha

O pseudo elemento first-letter é aplicado à primeira letra de um elemento e first-line à primeira linha. Você pode, por exemplo, criar letras capitulares (drop caps) e parágrafos com a primeira linha em negrito dessa forma:

p:first-letter {
font-size: 3em;
float: left;
}

p:first-line {
font-weight: bold;
}

Before e after

Os pseudo elementos before (antes) e after (depois) são usados em conjunto com a propriedade content pra colocar conteúdo de qualquer lado de um elemento sem tocar no HTML.

O valor da propriedade content pode ser open-quote (aspas de abertura), close-quote (aspas de fechamento), no-open-quote (sem aspas de abertura), no-close-quote (sem aspas de fechamento), qualquer texto delimitado por aspas duplas ou qualquer imagem usando url(nomedaimagem).

blockquote:before {
content: open-quote;
}

blockquote:after {
content: close-quote;
}

li:before {
content: "POW: "
}

p:before {
content: url(images/jam.jpg)
}

Soa maravilhoso, não é? Bem, assim como tantas outras coisas (-sigh-), a maioria dos usuários não vai ver os efeitos de before ou after porque o IE simplesmente não pode ser incomodado por eles. Preguiçoso preguiçoso preguiçoso.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários